Aceite e recusa de pedidos
Aprenda mais sobre a API Supplier Orders - Acceptance and Refusal que o ME disponibiliza para os clientes que são fornecedores.
Através da API Supplier Orders - Acceptance and Refusal você tem uma ferramenta de interação entre o seu ERP e o E-Procurement ME Web. Através dela você receberá notificações e detalhes dos pedidos recebidos pela sua empresa para que você faça a leitura, o aceite ou a recusa da solicitação.
Pré-requisito
Para acessar a API Supplier Orders - Acceptance and Refusal, você precisará de um clientId
e um secret
. Para mais informações, acesse Credenciais.
Depois de obter o clientId
e um secret
, acesse o endpoint POST
Generate Token e siga as instruções para gerar o token que irá transacionar nas requisições feitas na API.
Detalhes dos pedidos
Antes do aceite ou recusa, você consultará os detalhes dos pedidos para identificar se pode atendê-los quanto aos itens, as quantidades e o prazo de entrega. Nesta etapa de análise, o pedido deve ser marcado como Lido. Consulte mais informações sobre os Status de pedidos nesta mesma página.
Você pode obter todos os detalhes como ID do Pedido, ID do cliente que criou o pedido, entre outros, através dos endpoints:
Ao usar o endpoint GET
Get orders, de forma padrão apenas os pedidos realizados nos últimos 90 dias serão listados. Para acessar pedidos feitos em um período maior, será necessário adicionar esta solicitação nos parâmetros através do campo orderLimitInDays
.
A seguir veja todas as consultas que você poderá realizar nos pedidos e itens de pedido.
Consultas pelo número do pedido
O Fornecedor pode fazer consultas específicas pelo número do pedido, sempre informando o orderId
, por exemplo:
Consulta pelo número do pedido | Endpoint |
---|---|
Consultas em **Atributos ** do pedido | GET Get the order attributes based on the order Id |
Consultas em **Entregas ** do pedido | GET Get the order deliveries based on the order Id |
Consultas em Unidades de negócio do pedido | GET Get the order business organizations based on the order Id |
Consultas em **Itens ** do pedido | GET Get a list of order items based on the order Id |
Consultas pelo número do item do pedido
Além das consultas específicas por número do pedido, o fornecedor ainda pode fazer consultas pelo número do item do pedido informando os campos orderId
e itemNumber
:
Consulta pelo número do item do pedido | Endpoint |
---|---|
Consultas em Atributos do item | GET Get the attributes of an item based on the orderId and itemNumber |
Consultas em Entregas de item com rateio | GET Get the deliveries based on its orderId and orderItemId |
Consultas em Unidades de negócio do item | GET Get the business organizations of an item based on the orderId and itemNumber |
Consultas de data e local de entrega diferentes por itens
A data e o local de entrega podem ser diferentes para os itens de um pedido. Para consultar estas informações, faça uma chamada ao endpoint:
GET
Get a list of order items based on the order Id e verifique os seguintes campos:DeliveryDate
DeliveryPlace
Ações relacionadas ao aceite e recusa de pedidos
Os fornecedores podem realizar as seguintes ações sobre os pedidos:
Marcar como lido
Quando o fornecedor marca o pedido como lido, significa que ele está analisando e fazendo as validações necessárias, por exemplo, quantidade disponível do produto em estoque, prazo de entrega, entre outras.
O pedido pode ser marcado como lido através do seguinte endpoint:
❗️ Atenção
Se o pedido sofrer alguma alteração por parte do comprador, ele voltará para a fila de não lidos com um novo
orderID
do ME.Neste momento em que o status do pedido está como lido, o comprador também pode **cancelar **o pedido.
Aceitar/ Confirmar
O pedido pode ser confirmado através do seguinte endpoint:
Quando o pedido é validado e confirmado pelo fornecedor, o comprador ainda pode efetuar alterações ou mesmo cancelar o pedido. Saiba mais em Alteração e cancelamento de pedidos pelo comprador.
Recusar/ Cancelar
A recusa pode ser:
- Parcial: de um ou mais itens do pedido ou
- Cancelamento do pedido todo.
Quando um pedido é recusado pelo fornecedor e o comprador efetua uma alteração, é gerado um novo pedido que será disparado novamente para o fornecedor, entrando como não lido. Este novo pedido terá um novo orderID
do ME, mas o número de pedido do comprador será o mesmo.
Se for necessário algum ajuste mínimo em campos como descrição ou data de entrega, então não é gerado um novo número de pedido ME, porém ficará como não lido novamente.
O pedido pode ser recusado através do seguinte endpoint:
PATCH
Rejects an order based on the order Id and reason for rejection, informando o motivo para a recusa no corpo da requisição:Unknown
OutOfStock
DoesNotWorkWithItem
ItemIsNoLongerProduced
DoesNotMeetTheSpecifiedDeliveryTime
UnableToReplyWithinTheSetResponseTime
DoesNotMeetSpecifiedPaymentCondition
DoesNotMeetTheSpecifiedPaymentDeadline
Other
DoNotAcceptTheConditionOfSupply
DelayedApprovalOfDrawings
InspectionDelay
DelaysInEventsRequiringCustomerAuthorization
DelayDueToStrikeMovement
DelayDueToForceMajeure
Notificações via webhooks
Você poderá ser notificado via webhooks sempre que receber um novo pedido e poderá fazer uma request no endpoint GET
Get an order based on the order Id para receber os detalhes dos pedidos.
Para mais informações, consulte Webhooks.