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Aceite e recusa de pedidos

Aprenda mais sobre a API Supplier Orders - Acceptance and Refusal que o ME disponibiliza para os clientes que são fornecedores.


Através da API Supplier Orders - Acceptance and Refusal você tem uma ferramenta de interação entre o seu ERP e o E-Procurement ME Web. Através dela você receberá notificações e detalhes dos pedidos recebidos pela sua empresa para que você faça a leitura, o aceite ou a recusa da solicitação.

Pré-requisito

Para acessar a API Supplier Orders - Acceptance and Refusal, você precisará de um clientId e um secret. Para mais informações, acesse Credenciais.
Depois de obter o clientId e um secret, acesse o endpoint POST Generate Token e siga as instruções para gerar o token que irá transacionar nas requisições feitas na API.

Detalhes dos pedidos

Antes do aceite ou recusa, você consultará os detalhes dos pedidos para identificar se pode atendê-los quanto aos itens, as quantidades e o prazo de entrega. Nesta etapa de análise, o pedido deve ser marcado como Lido. Consulte mais informações sobre os Status de pedidos nesta mesma página.

Você pode obter todos os detalhes como ID do Pedido, ID do cliente que criou o pedido, entre outros, através dos endpoints:

Ao usar o endpoint GET Get orders, de forma padrão apenas os pedidos realizados nos últimos 90 dias serão listados. Para acessar pedidos feitos em um período maior, será necessário adicionar esta solicitação nos parâmetros através do campo orderLimitInDays.

A seguir veja todas as consultas que você poderá realizar nos pedidos e itens de pedido.

Consultas pelo número do pedido

O Fornecedor pode fazer consultas específicas pelo número do pedido, sempre informando o orderId, por exemplo:

Consulta pelo número do pedidoEndpoint
Consultas em **Atributos ** do pedidoGET Get the order attributes based on the order Id
Consultas em **Entregas ** do pedidoGET Get the order deliveries based on the order Id
Consultas em Unidades de negócio do pedidoGET Get the order business organizations based on the order Id
Consultas em **Itens ** do pedidoGET Get a list of order items based on the order Id

Consultas pelo número do item do pedido

Além das consultas específicas por número do pedido, o fornecedor ainda pode fazer consultas pelo número do item do pedido informando os campos orderId e itemNumber:

Consulta pelo número do item do pedidoEndpoint
Consultas em Atributos do itemGET Get the attributes of an item based on the orderId and itemNumber
Consultas em Entregas de item com rateioGET Get the deliveries based on its orderId and orderItemId
Consultas em Unidades de negócio do itemGET Get the business organizations of an item based on the orderId and itemNumber

Consultas de data e local de entrega diferentes por itens

A data e o local de entrega podem ser diferentes para os itens de um pedido. Para consultar estas informações, faça uma chamada ao endpoint:

Ações relacionadas ao aceite e recusa de pedidos

Os fornecedores podem realizar as seguintes ações sobre os pedidos:

Marcar como lido

Quando o fornecedor marca o pedido como lido, significa que ele está analisando e fazendo as validações necessárias, por exemplo, quantidade disponível do produto em estoque, prazo de entrega, entre outras.

O pedido pode ser marcado como lido através do seguinte endpoint:

❗️ Atenção

Se o pedido sofrer alguma alteração por parte do comprador, ele voltará para a fila de não lidos com um novo orderID do ME.

Neste momento em que o status do pedido está como lido, o comprador também pode **cancelar **o pedido.

Aceitar/ Confirmar

O pedido pode ser confirmado através do seguinte endpoint:

Quando o pedido é validado e confirmado pelo fornecedor, o comprador ainda pode efetuar alterações ou mesmo cancelar o pedido. Saiba mais em Alteração e cancelamento de pedidos pelo comprador.

Recusar/ Cancelar

A recusa pode ser:

  • Parcial: de um ou mais itens do pedido ou
  • Cancelamento do pedido todo.

Quando um pedido é recusado pelo fornecedor e o comprador efetua uma alteração, é gerado um novo pedido que será disparado novamente para o fornecedor, entrando como não lido. Este novo pedido terá um novo orderIDdo ME, mas o número de pedido do comprador será o mesmo.

Se for necessário algum ajuste mínimo em campos como descrição ou data de entrega, então não é gerado um novo número de pedido ME, porém ficará como não lido novamente.

O pedido pode ser recusado através do seguinte endpoint:

  • PATCH Rejects an order based on the order Id and reason for rejection, informando o motivo para a recusa no corpo da requisição:
    • Unknown
    • OutOfStock
    • DoesNotWorkWithItem
    • ItemIsNoLongerProduced
    • DoesNotMeetTheSpecifiedDeliveryTime
    • UnableToReplyWithinTheSetResponseTime
    • DoesNotMeetSpecifiedPaymentCondition
    • DoesNotMeetTheSpecifiedPaymentDeadline
    • Other
    • DoNotAcceptTheConditionOfSupply
    • DelayedApprovalOfDrawings
    • InspectionDelay
    • DelaysInEventsRequiringCustomerAuthorization
    • DelayDueToStrikeMovement
    • DelayDueToForceMajeure

Notificações via webhooks

Você poderá ser notificado via webhooks sempre que receber um novo pedido e poderá fazer uma request no endpoint GET Get an order based on the order Id para receber os detalhes dos pedidos.

Para mais informações, consulte Webhooks.