Alteração e cancelamento de pedidos pelo comprador
Neste artigo o fornecedor poderá entender mais sobre como consultar e ser notificado quando um comprador faz alguma alteração ou cancelamento de um pedido ou de itens de um pedido.
O comprador consegue tanto alterar ou cancelar um pedido não confirmado quanto um já confirmado pelo fornecedor:
- Alteração de pedido: a modificação de um pedido pelo comprador, depois do aceite do fornecedor, gera um novo pedido com um novo
OrderId
. O fornecedor será notificado via webhook. - Cancelamento de pedido: esta é uma situação de exceção que o comprador deve evitar e o fornecedor também será notificado via webhook.
O fornecedor pode consultar os seguintes endpoints da API de Supplier Orders que trazem os campos isChanged
, WasChanged
, isCanceled
ou canceled
onde é possível verificar se determinado pedido sofreu alterações ou cancelamentos:
GET
Get orders
GET
Get an order based on the order Id
GET
Get a list of order items based on the order Id
Status dos pedidos
Os pedidos podem assumir os seguintes status:
- Refused (Recusado)
- Canceled (Cancelado)
- Confirmed (Confirmado)
- WaitingResponse (Aguardando resposta)
- Unread (Não lido)
- ParciallyConfirmed (Parcialmente confirmado)
❗️ Atenção
Independente do status do Pedido, o item do pedido não pode ser cancelado ou recusado quando já existe entrega ou tiver recebimento parcial/ total.
Notificação via Webhooks
Quando o **comprador ** efetua uma alteração ou cancelamento de um pedido ou de itens do pedido, o **fornecedor ** poderá ser notificado via Webhooks.
O fornecedor atualmente é notificado em três situações:
- Pedido recebido (order.received): pedidos criados dentro do portal E-procurement Web.
- Pedido alterado (order.updated): pedidos alterados dentro do portal E-procurement Web.
- Pedido cancelado (order.canceled): pedidos cancelados dentro do portal E-procurement Web.
Para mais informações, acesse Webhooks.