Skip to content

Alteração e cancelamento de pedidos pelo comprador

Neste artigo o fornecedor poderá entender mais sobre como consultar e ser notificado quando um comprador faz alguma alteração ou cancelamento de um pedido ou de itens de um pedido.


O comprador consegue tanto alterar ou cancelar um pedido não confirmado quanto um já confirmado pelo fornecedor:

  • Alteração de pedido: a modificação de um pedido pelo comprador, depois do aceite do fornecedor, gera um novo pedido com um novo OrderId. O fornecedor será notificado via webhook.
  • Cancelamento de pedido: esta é uma situação de exceção que o comprador deve evitar e o fornecedor também será notificado via webhook.

O fornecedor pode consultar os seguintes endpoints da API de Supplier Orders que trazem os campos isChanged, WasChanged, isCanceled ou canceled onde é possível verificar se determinado pedido sofreu alterações ou cancelamentos:

GET Get orders

GET Get an order based on the order Id

GET Get a list of order items based on the order Id

Status dos pedidos

Os pedidos podem assumir os seguintes status:

  • Refused (Recusado)
  • Canceled (Cancelado)
  • Confirmed (Confirmado)
  • WaitingResponse (Aguardando resposta)
  • Unread (Não lido)
  • ParciallyConfirmed (Parcialmente confirmado)

❗️ Atenção

Independente do status do Pedido, o item do pedido não pode ser cancelado ou recusado quando já existe entrega ou tiver recebimento parcial/ total.

Notificação via Webhooks

Quando o **comprador ** efetua uma alteração ou cancelamento de um pedido ou de itens do pedido, o **fornecedor ** poderá ser notificado via Webhooks.

O fornecedor atualmente é notificado em três situações:

  • Pedido recebido (order.received): pedidos criados dentro do portal E-procurement Web.
  • Pedido alterado (order.updated): pedidos alterados dentro do portal E-procurement Web.
  • Pedido cancelado (order.canceled): pedidos cancelados dentro do portal E-procurement Web.

Para mais informações, acesse Webhooks.