Skip to content

Pedido

Aprenda mais sobre a ORDERS API (seções Orders e Deliveries) que auxilia na criação e manutenção dos pedidos que o ME disponibiliza para os clientes que são compradores.


Os pedidos criados pelos Compradores serão enviados do ME para o ERP do Fornecedor através do endpoint:

O fornecedor recebe uma notificação de que um pedido foi gerado, e pode consultá-lo por meio dos endpoints da API Supplier Orders.
O fornecedor realizará as análises e fará o aceite ou a recusa do pedido (ou itens do pedido) em seu sistema ERP que será enviado para o ME. Em seguida, o comprador é notificado sobre o aceite ou a recusa do pedido. Para mais informações consulte o artigo sobre Aceite e recusa de pedidos.

Tanto compradores quanto fornecedores podem ser notificados via Webhooks sobre:

  • Pedidos criados;
  • Pedidos recebidos;
  • Pedidos entregues;
  • Pedidos atualizados;
  • Pedidos cancelados.

Recebimento físico total ou parcial

O fornecedor entrega os itens do pedido, o comprador recebe e manda uma confirmação para o ME informando a quantidade de itens recebidos e se o recebimento foi parcial ou integral. Essa atualização é feita para cada item do pedido.

Figura 1. Etapas de recebimento de itens do pedido

Por meio do endpoint PUT Update an order based on the order Id, o comprador atualiza o campo isClosed dentro da lista com as informações dos itens (array de objetos items) da seguinte forma:

  • Recebimento **total ** do item = "True";
  • Recebimento **parcial ** do item = "False".

Os campos quantity e deliveryDate dentro de deliveries também devem ser atualizados.

Alteração de pedido

O comprador pode fazer alterações, por exemplo, nas condições de pagamento, na quantidade de itens, na data de entrega do pedido, entre outras, através do endpoint:

A modificação de um pedido pelo comprador, depois do aceite do fornecedor, gera um novo pedido com um novo OrderId e o fornecedor será notificado via webhook.

Cancelamento de pedido

O cancelamento do pedido ou de itens do pedido está disponível para o comprador responsável pelo pedido.

Para cancelar um pedido ou itens do pedido, acesse o endpoint PUT Update an order based on the order Id e informe:

  • Para cancelar o pedido: campo isCanceled = "True";
  • Para cancelar itens do pedido: campo isCanceled dentro do array de objetos Items = "True".

Com isso, o pedido ou item do pedido ficará com o status cancelado para o fornecedor e não será possível realizar mais nenhuma ação no processo.

❗️ Atenção

Independente do status do Pedido, o item do pedido não pode ser cancelado ou recusado quando já existe entrega ou tiver recebimento parcial/ total.

Saiba mais sobre Alteração e cancelamento de pedidos pelo comprador.

Entrega do pedido

Depois da criação de um pedido de compra, você pode criar uma entrega para este pedido, através do seguinte endpoint:

Pontos de atenção:

  • Entrega parcial: A entrega do pedido pode ser parcial informando “False” no campo closed.
  • Estorno ou devolução: Se a entrega estiver relacionada a um estorno ou devolução, então o campo chargeback deve ser marcado como “True” e o campo quantity que corresponde a quantidade de itens entregues virá com valor negativo.