Pedido
Aprenda mais sobre a ORDERS API (seções Orders e Deliveries) que auxilia na criação e manutenção dos pedidos que o ME disponibiliza para os clientes que são compradores.
Os pedidos criados pelos Compradores serão enviados do ME para o ERP do Fornecedor através do endpoint:
POST
Create an order.
O fornecedor recebe uma notificação de que um pedido foi gerado, e pode consultá-lo por meio dos endpoints da API Supplier Orders.
O fornecedor realizará as análises e fará o aceite ou a recusa do pedido (ou itens do pedido) em seu sistema ERP que será enviado para o ME. Em seguida, o comprador é notificado sobre o aceite ou a recusa do pedido. Para mais informações consulte o artigo sobre Aceite e recusa de pedidos.
Tanto compradores quanto fornecedores podem ser notificados via Webhooks sobre:
- Pedidos criados;
- Pedidos recebidos;
- Pedidos entregues;
- Pedidos atualizados;
- Pedidos cancelados.
Recebimento físico total ou parcial
O fornecedor entrega os itens do pedido, o comprador recebe e manda uma confirmação para o ME informando a quantidade de itens recebidos e se o recebimento foi parcial ou integral. Essa atualização é feita para cada item do pedido.
Por meio do endpoint PUT
Update an order based on the order Id, o comprador atualiza o campo isClosed
dentro da lista com as informações dos itens (array de objetos items
) da seguinte forma:
- Recebimento **total ** do item = "True";
- Recebimento **parcial ** do item = "False".
Os campos quantity
e deliveryDate
dentro de deliveries
também devem ser atualizados.
Alteração de pedido
O comprador pode fazer alterações, por exemplo, nas condições de pagamento, na quantidade de itens, na data de entrega do pedido, entre outras, através do endpoint:
A modificação de um pedido pelo comprador, depois do aceite do fornecedor, gera um novo pedido com um novo OrderId
e o fornecedor será notificado via webhook.
Cancelamento de pedido
O cancelamento do pedido ou de itens do pedido está disponível para o comprador responsável pelo pedido.
Para cancelar um pedido ou itens do pedido, acesse o endpoint PUT
Update an order based on the order Id e informe:
- Para cancelar o pedido: campo
isCanceled
= "True"; - Para cancelar itens do pedido: campo
isCanceled
dentro do array de objetosItems
= "True".
Com isso, o pedido ou item do pedido ficará com o status cancelado para o fornecedor e não será possível realizar mais nenhuma ação no processo.
❗️ Atenção
Independente do status do Pedido, o item do pedido não pode ser cancelado ou recusado quando já existe entrega ou tiver recebimento parcial/ total.
Saiba mais sobre Alteração e cancelamento de pedidos pelo comprador.
Entrega do pedido
Depois da criação de um pedido de compra, você pode criar uma entrega para este pedido, através do seguinte endpoint:
POST
Create an order delivery.
Pontos de atenção:
- Entrega parcial: A entrega do pedido pode ser parcial informando “False” no campo
closed
. - Estorno ou devolução: Se a entrega estiver relacionada a um estorno ou devolução, então o campo
chargeback
deve ser marcado como “True” e o campoquantity
que corresponde a quantidade de itens entregues virá com valor negativo.